Foto: Lucas Amorelli (Diário) / Em sentido horário: Gabriela, 5 anos, Pietro, Antony e Arthur Henrique, todos de 6 anos, mostram o livro que fizeram com os coleguinhas de turma
No início do ano letivo, a instrutora pedagógica Katiane da Rosa levou algumas frutas para fazer picolés para as crianças da turma 5 da Escola de Educação Infantil Sesquinho e se surpreendeu quando os pequenos disseram que um kiwi era uma batata. Foi a partir dessa confusão que a professora percebeu que seria possível fazer um projeto em que os aluninhos tivessem mais conhecimento sobre alimentos saudáveis. Assim, nasceu "Cozinhando com o Sesquinho", em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc.
Como foi o desempenho das escolas de Santa Maria no Enem
Com o auxílio de nutricionistas e de estagiárias dos cursos de Nutrição e de Pedagogia, a professora levou os alunos para a cozinha. A turma, de 20 crianças, foi separada em grupos de quatro estudantes, que, a cada 15 dias, preparavam o lanche dos colegas e aprendiam mais sobre alimentação saudável.
- A nutricionista apresentava os ingredientes, perguntava se eles conheciam, se já tinham comido, se sim, onde e como tinham comido. Era todo um processo de conversa. Nós também anotávamos o passo a passo em um cartaz, e as crianças que participavam do processo depois faziam uma apresentação aos coleguinhas - conta a professora.
Katiane diz que outro cuidado era o de adaptar, quando possível, as receitas, como assar bolinhos para não servir frituras, utilizar mel natural no lugar do açúcar, entre outras mudanças.
MUNDO NOVO
O pequeno Arthur Henrique Kulmann, 6 anos, diz que gostou mais de cozinhar do que de comer, mas admite que adorou conhecer comidas novas. Já Gabriela Scheffer de Freitas, 5 anos, diz que achou muito interessante aprender a cozinhar e, ao ser questionada sobre a receita preferida, respondeu rapidamente:
- A que teve que colocar as mãos na meleca para amassar - falou, com um sorriso no rosto.
Presidente e ministro homologam Base Nacional Comum Curricular
A professora explica que a menina se refere a sovar a massa das bolinhas vitaminadas (receita ao lado). Orgulhosa dos alunos, Katiane conta que percebeu a autonomia das crianças crescer ao longo do ano, e que teve até pais ligando para perguntar se os filhos realmente estavam atuando na cozinha como diziam em casa.
Na última terça-feira, os estudantes da turma 5 lançaram o livro "Cozinhando com o Sesquinho", que apresenta as receitas feitas por eles ao longo de 2017. E os pequenos, de 3 a 6 anos, viveram uma noite de autores renomados, com direito a sessão de autógrafos no Monet Plaza Shopping. Uma exposição com as fotos das produções culinárias ocorre até o dia 31 de dezembro, no Monet.
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/ Noite de terça-feira, foi de sessão autógrafos dos pequenos, durante o lançamento do livro
RECEITAS
Bolinhas vitaminadas
Ingredientes
- 2 inhames grandes (em purê)
- 1 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
- 1 xícara (chá) de polvilho azedo
- 1/2 xícara (chá) de óleo de milho
- 50 g de queijo parmesão
Preparo
- Misture todos os ingredientes secos
- Acrescente o óleo aos poucos, formando uma farofa
- Por último, adicione o purê de inhame devagar, até que se forme uma massa uniforme que não grude nas mãos
- Faça bolinhas com esta massa e disponha numa assadeira previamente untada com um fio de óleo
- Asse a 200°C, entre 30 a 40 minutos
- Dica: pré-aqueça o forno por 10 minutos a 200°C antes de colocar os bolinhos para assar
Suco Rei
Ingredientes
- 1 abacaxi médio
- 5 folhas de hortelã
- 400 ml de água
Preparo
- Coloque o abacaxi com as folhas de hortelã no liquidificador e adicione água aos poucos
- Bata tudo por um minuto ou até que esteja com uma textura uniforme
- Dica: beba sem coar para adquirir todas as fibras
- Dica: se quiser adoçar, utilize um pouco de mel natural